Portal do Governo Brasileiro

Central de Mídia do Ministério da Educação

Mais importante laboratório de física do planeta recebe professores brasileiros

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.
1066
Criado em 04 de Novembro de 2015
Mais importante laboratório de física do planeta recebe professores brasileiros
Descrição

Conhecer o mais importante laboratório científico do mundo e participar de uma experiência que envolve a criação da vida. Esta experiência única foi vivida pelos professores brasileiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Vinícius Jacques e Diogo Chitolina.

Recentemente, eles visitaram a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, na fronteira franco-suíça. Lá são feitos estudos com o acelerador de partículas que comprovou a teoria da criação do universo.

A experiência vai dar origem a uma série de projetos de divulgação científica, dentro e fora das salas de aula.

Diogo, professor de física no campus de São Miguel do Oeste, vai lançar um blog.  Lá ele pretende contar todos os experimentos presenciados durante a viagem.

Segundo ele, foi uma oportunidade de vivenciar o estudo teórico da física e oferecer aos seus alunos maior embasamento.

Vinicius, outro professor de física, do campus de São José do IFSC, iniciou a produção de um documentário sobre a origem da matéria e a importância de sua experiência no Cern.

O grande Colisor é o maior acelerador de partículas construído pelo homem, um túnel de 27 quilômetros de circunferência onde prótons são acelerados à velocidade da luz e colidem para dar origem a matérias jamais vistas.

Outros conhecimentos abordados durante a viagem foram a cosmologia, a física médica, a antimatéria, e também a energia escura, as técnicas de computação e processamento de dados.

Diogo e Vinícius foram selecionados entre professores de física do Brasil para divulgar os projetos da Escola de Física do Cern.

Este incentivo, antes restrito apenas aos cientistas da Europa, foi possível graças a um acordo de cooperação entre a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear e Portugal.

Este ano, foram selecionados 22 professores brasileiros, entre um grupo de 50 docentes de países de língua portuguesa como Brasil, Portugal, Moçambique, entre outros.

Durante a viagem, os professores passaram por Portugal para conhecer o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e participar da preparação para conhecer a instituição.

O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

04/11/2015 – Sonora: Karenina Moss