Portal do Governo Brasileiro

Central de Mídia do Ministério da Educação

Seminário debate políticas de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.
1193
Criado em 12 de Julho de 2016
Seminário debate políticas de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica
Descrição

Teve início na manhã desta terça-feira, 12, o seminário “Políticas para o Desenvolvimento da Inclusão Social e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica”. Na abertura do evento estiveram presentes representantes do Ministério da Educação (MEC), bem como da Rede Federal de Ensino Tecnológico, de estados, municípios, institutos e entidades com trabalhos voltados à inclusão. 

Representando o ministro da Educação, a secretária executiva Maria Helena Guimarães de Castro destacou o trabalho das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), que estão organizando o evento. Para a secretária, é essencial a integração das diversas áreas para avançar na inclusão social e na qualidade da educação para todos.

"É impossível nós avançarmos se não houver integração das áreas, articulação de políticas, otimização das ações, e, inclusive, otimização dos recursos disponíveis. Porque muitas vezes, aqui no Ministério da Educação, as políticas acabam avançando, mas de forma estanque: uma área faz uma coisa, às vezes outra área desenvolve uma política superposta sem que haja um diálogo, uma interação para que essas ações de fato produzam resultados mais efetivos."

A discussão sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) também faz parte das tarefas do seminário, já que, como afirma a secretária da Secadi, Ivana de Siqueira, muitas delas dependem de políticas de inclusão para serem efetivadas.

“Todo esse trabalho que estamos aqui, hoje, iniciando perpassa várias metas do nosso Plano Nacional de Educação, tanto na educação profissional, quanto na educação superior, tanto na meta quatro, que trata das pessoas com deficiência, e no próprio princípio do Plano Nacional de Educação, que é diminuir as desigualdades sociais e educacionais desses alunos.” 

 Já o secretário da Setec, Marcos Viegas, acredita que o resultado desse seminário trará apontamentos para a formulação de políticas públicas necessárias para a promoção da inclusão dentro da educação profissional e tecnológica. 

 “É a partir desses estudos, dessas discussões, que nós vamos criar uma política pública de verdade dentro das instituições de ensino.”

O seminário acontece na sede do Ministério da Educação, em Brasília, e o encerramento está previsto para às 18 horas do dia 13.

O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

12/07/2016 – Sonora: Josiane Canterle

Categoria: Boletim
Download: Veja todos os tamanhos disponíveis

Áudios

relacionados

Voltar ao topo

Categorias

Palavras

populares

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal