Relatório da Base Nacional Comum Curricular é entregue para análise do Ministério da Educação
Mais uma etapa do relatório que trata da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi entregue ao Ministério da Educação nesta quarta-feira (14). A produção do documento que vai definir o currículo a ser ensinado nas escolas de todo o país ingressa em uma nova fase após os debates promovidos pelos estados e municípios. A análise do conteúdo foi feita nos últimos meses pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) que reuniram as contribuições e trabalharam em novos eixos. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o debate para elaboração do relatório destaca-se pelo caráter democrático e cooperativo na construção da Base.
“É um momento histórico. A gente recebe a contribuição de seminários realizados no Brasil, como um todo, e com a participação de secretários estaduais, municipais, educadores, professores, pais, estudantes, foi uma grande discussão. Isso vai redundar uma Base que tenha um lastro social necessário e a consistência técnica para que a gente possa ter um conteúdo do ponto de vista de ensino para as crianças e jovens do Brasil melhor possível com parâmetro de comparação internacional.”
Os seminários estaduais reuniram quase 10 mil professores e gestores. O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, disse que a partir de todos os debates ainda serão fechados outros documentos.
“Esse relatório é apenas um dos produtos dessas discussões. Nós teremos um produto final que será produzido pela UNB, que traz análise quantitativa de todas as contribuições e todas as observações que foram feitas em relação aos objetivos de aprendizagem, como também uma análise qualitativa em relação às etapas de ensino. Isso é um outro produto que nós vamos estar entregando posteriormente também ao Ministério da Educação e com certeza nós vamos ter uma Base mais refinada, uma base que venha de fato atender os objetivos tanto da comunidade educativa, como de toda a sociedade brasileira.”
Para o presidente do Consed, Eduardo Deschamps, a reforma do ensino médio é um dos aspectos mais urgentes a ser definido na educação básica e que também pode avançar a partir das resoluções encaminhadas pela Base Nacional Comum Curricular.
“Todo trabalho que foi feito até aqui tem contribuições importantes, entretanto, o documento precisa e carece de alguns ajustes. Quer relativo à questão da estrutura, das definições iniciais do documento introdutório, quer também questões bem pontuais em relação, por exemplo, ao ensino fundamental, a educação infantil, e no caso do ensino médio, principal preocupação do Consed, na flexibilização, na garantia que a gente possa tratar por competências, melhor definição dos objetivos de aprendizagem, esses são os principais tópicos.”
A partir de agora o documento será analisado pelo MEC. O próximo passo será o encaminhamento do texto final para apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.
15/09/2016 – Sonora: Sandra Fontella